Correio das Cidades

Independência e Verdade

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, casal consegue incluir sobrenome indígena nos documentos

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, casal consegue incluir sobrenome indígena nos documentos

Jornal do Radialista.

Após um período de espera, o casal Taynã e Xauã comemorou na última quarta-feira (14) a oficialização do sobrenome indígena na certidão de nascimento e inclusão na etnia Tupinambá de Olivença. A ação movida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), representa mais uma conquista para a população indígena do município. O prefeito Mário Alexandre destacou a importância do papel da justiça baiana com o reconhecimento dos direitos dos povos originários.

“Uma alegria para todos nós e, especialmente, para os nossos amigos Tupinambás de Olivença. Essa vitória é prova do respeito aos povos indígenas, que têm seu espaço valorizado e as mesmas condições garantidas aos demais cidadãos. Também aproveito para agradecer à Defensoria Pública pelo excelente trabalho desenvolvido em prol de todas as pessoas, sem distinção. Continuaremos avançando para promover uma assistência digna à nossa população”.

Xauã, nascido em Ilhéus, recebeu o registro civil com a devida retificação no mesmo dia. Já Taynã, recebeu a sentença do juiz determinando a alteração do sobrenome, que deverá ser feita no cartório de Nazaré, seu local de nascimento. Agora, eles carregam no documento o reconhecimento da etnia, crucial para a garantia dos direitos dos povos originários. Estiveram presentes no ato, o defensor público e coordenador da 3ª Regional da DPE/BA com sede em Ilhéus, Leonardo Sales e Isabel Cristina, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Olivença, representando a SDS.

“É um momento histórico de justiça e resgate às nossas memórias ancestrais, fazendo valer os nossos direitos, através das leis e de pessoas sensíveis, comprometidas em ajudar”, afirmou Taynã Tupinambá.

Informações Jornal do Radialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *